PortalGuarani.com
Inicio Nosotros Indice de Artes Visuales Indice de Literatura, Música y Ciencias TV Online Paraguay
Idioma:
Seguinos:
Colores de fondo:
BIBLIOTECA PARAGUAYA DE ANTROPOLOGÍA

  DIVERSIDAD, INTERCULTURALIDAD Y EDUCACION EN EL BRASIL Y PARAGUAY - JOSÉ MARIA RODRIGUES - Junio 2010

DIVERSIDAD, INTERCULTURALIDAD Y EDUCACION EN EL BRASIL Y PARAGUAY - JOSÉ MARIA RODRIGUES - Junio 2010

DIVERSIDAD, INTERCULTURALIDAD Y EDUCACION EN EL BRASIL Y PARAGUAY

Problemas, Experiencias y Realidad

 

JOSÉ MARIA RODRIGUES

 

 

Colección: BIBLIOTECA PARAGUAYA DE ANTROPOLOGÍA – Volumen 75

©  CENTRO DE ESTUDIOS ANTROPOLÓGICOS DE LA UNIVERSIDAD CATÓLICA (CEADUC)

Página web : www.ceaduc.uca.edu.py

© CPI - Centro de Postgrado e Investigación

Área de Estudios Lingüísticos

Universidad Católica "Nuestra Señora de la Asunción

CCEBA - Centro Cultural de la Embajada del Brasil en Asunción

ISBN: 978-99953-76-27-7

Tapa: OSVALDO CAMPERCHIOLI

Asunción – Paraguay

Junio 2010 (236 páginas)

 

 

 

 

ÍNDICE

*. Intoducción - Dr. José Marta Rodrigues Rodrigues (UCA)

*. Discurso de apertura - Eduardo dos Santos - Excmo. Embajador del Brasil en Asunción

*. Políticas e práticas educacionais em um contexto intercultural: a escota, entre os Kaiowá e Guarani no Mato Grosso do Sul - Dr. António Jacó Brand et, al. (UCDB)

*. Psicanálise, globalização e interculturalidade: implícações psicológicas do contato intercultural - Dra. Sylvia Dantas De Biaggi (USP)

*. Fronteiras e espaços interculturais: transnacionalidade, etnicidade identidades em regiões de fronteira - Dr. Stephen Grant Baines (UNB)

*. Etnicidade, identidade e fronteiras políticas do Brasil: povos indígenas em áreas de frontera - Dr. Leandro Mendes Rocha (UFG)

*. Lenguas indígenas del Paraguay - Dr. José Zanardini (UCA)

*. De la realidad sociolingüística en el Paraguay a la educación bilingüe Castellano-Guaraní -Dra. Hedy Penner (UCA)

*. Desafíos epistemológicos emergentes na relação intercultural - Dr. Reinaldo Matias Fleuri (UFSC)

*. El idioma guaraní y la realidad multicultural del MERCOSUR -  Dr. Bartomeu Melià s.j. (UCA)

*. Proyecto AVAKOTEPA: Avañe'ẽ Ko'ágagua Ojepuruhaícha - Tetã Paraguáipe - Dr. José Maria Rodrigues Rodrigues (MRE - CAPES)

 

"En un momento en el que el mundo se vuelve cada vez más globalizado tambiçen en el aspecto cultural, se muestra necesario implementar políticas públicas que valoren la diversidad y preserven la lengua y la cultura de los sectores más vulnerables de nuestras poblaciones."

Excmo. Embajador Eduardo dos Santos.

 

INTRODUCCIÓN

A perspectiva intercultural da educação, que emerge de uma realidade onde a interação, complexa e de caráter multidimensional, ocorre entre indivíduos diferentes e de culturas díspares, visa desenvolver conceitos e estratégias educacionais que favoreçam a superação de conflitos, preconceitos, discriminações e exclusão social, gerados a partir da contraposção irracional de concepções ideológicas, e do emprego de mecanismos psicossociais e de fatores sociopolíticos, capazes de produzir racismo.

Por isso, a prática da educação intercultural implica uma mudança de paradigma, cujo ponto de partida é o outro e o diferente. Faz-se necessário, então, proporcionar uma educação na qual o individuo -independemente do grupo ao qual pertence, majoritário ou manoritário-, ao ser formado intelectualmente, possa desenvolver os seguintes aspectos: i) melhor compreensão das culturas nas sociedades modernas; ii) maior capacidade para comunicar-se com pessoas de culturas diferentes; iii) facilidade para participar na interação social, criadora de identidades e de sentido de pertença comum à humanidade, etc. Em resumo, o desenvolvimento de atitudes mais adaptadas ao contexto da diversidade cultural incide diretamente sobre a educação para a cidadania, visto que a educação intercultural articula-se, necessariamente, com a promoção de coesão social, igualdade de oportunidades e equidade, participação crítica na vida democrática e aceitação natural da diversidade cultural.

Nesse sentido, vários especialistas e grupos de pesquisa, espalhados pela geografía brasileira, têm buscado conceituar pedagógica e epistemologicamente a perspectiva intercultural da educação. Com o intuito de prover subsídios teórico-metodológicos para a formação de educadores e fazer avançar o conhecimento, seus âmbitos de estudos enfocara as relações entre grupos socioculturais, étnicos, de gênero, etc., nas práticas educativas escolares e nosmovimentos sociais, amparados pelos princípios conceituais de diversidade cultural e inclusão social.

No contexto educacional contemporâneo, pode-se afirmar que o Brasil goza de prestígio no cenário internacional, já que conta com consolidados grupos de pesquisas, que, devido a sua vasta produção científica sobre educação intercultural e temas afins, dentro e fora do Brasil, posicionam-se na vanguarda de um processo de inovação que arranca nos alvores dos tempos modernos e preconiza a inclusão da diversidade cultural e dos direitos dos povos indígenas em todas as iniciativas concernentes ao desenvolvimento social e econômico do MERCOSUL. Já o Paraguai, imerso em uma realidade lingüística sui generis -bilíngüismo diglóssico-, e herdeiro de uma língua aborígine -majoritária, porém minorizada no país-, que representa uma das culturas mais importantes da América, conseguiu manter viva, por cinco séculos, sua língua autóctone e os valores culturais que esta representa. Por isso, a implantação de políticas educacionais que revertam séculos de programas e projetos homogeneizantes, anuladores de identidades e diferenças étnicas no Paraguai, constitui um instigante desafio no campo da EIB.

Nesse sentido, e em consonância com o anteriormente exposto, propusemos a realização de um seminário sobre educação intercultural bilíngüe e educação indígena, com o objetivo de congregar instituições, pesquisadores e renomados especialistas, do Brasil e do Paraguai, em torno do tema supracitado, a fim de contribuir para a transformação de mentalidades, concepçóes e práticas estatais, e trocar experiéncias sobre os novos paradigmas legais e conceituais, que estáo possibilitando processos de democratizaçáo no Paraguai, e contribuindo para redução de desigualdades sociais no Brasil, ambos os fenômenos produzidos e reproduzidos pela exclusão de grupos sociais portadores de identidades contrastantes.

Este livro é, portanto, o resultado de um trabalho coletivo de reflexão, consolidado em uma rede acadêmica de pesquisa e de interlocução, reunida no I Seminário de Educação Intercultural Bilíngüe e Educação Indígena, realizado nos dias 21 e 22 de maio de 2009, no Teatro Tom Jobim da Embaixada do Brasil em Assunção. Almejamos, com este trabalho, promover a formação docente e o intercãmbio de conhecimientos entre pesquisadores e educadores interessados no campo da EIB e da educação indígena, assim como reafirmar o ideal de incluir socialmente, no Brasil e no Paraguai, um grande número de jovens e adultos excluídos dos processos de aprendizagem formal.

Dr. José Maria Rodrigues Rodrigues

Professor e Leitor de língua e cultura brasileiras (MRE/CAPES)

Coordenador do I Seminario de Educação Intercultural Bilingüe e Educação Indígena.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENLACE INTERNO A ESPACIO DE VISITA RECOMENDADA

EL IDIOMA GUARANÍ, BIBLIOTECA VIRTUAL en PORTALGUARANI.COM

(Hacer click sobre la imagen)

 

 

 

ENLACE INTERNO A ESPACIO DE VISITA RECOMENDADA

(Hacer click sobre la imagen)

 

 

 

 

ENLACE INTERNO A ESPACIO DE VISITA RECOMENDADA

(Hacer click sobre la imagen)

 

 


Compartir FB


Ver otras Obras...


ACADEMIA PARAGUAYA DE LA HISTORIA MITOS Y LEYENDAS DEL PARAGUAYCASA DEL LA INDEPENDENCIAMONEDAS DEL PARAGUAY 1790 - 2011MUSEO DEL HUMOR PARAGUAYOBIBLIOTECA DEL PORTALGUARANIREPUBLICA DEL PARAGUAYBILLETES DEL PARAGUAY
MUSEO VIRTUAL DE LA MUSICA PARAGUAYAFILATELIA DEL PARAGUAYHISTORIA DEL PARAGUAYMÚSICA PARAGUAYALA GUERRA DEL CHACOIDIOMA GUARANIMISIONES JESUÍTICAS EN PARAGUAYLITERATURA PARAGUAYA

Portal Guarani © 2021
Oficina: Asunción Super Centro - Gral. Diaz entre 14 de Mayo y 15 de Agosto - Local 372, 2do. Piso
TeleFax.: 451-486 - Contacto: info@portalguarani.com
PortalGuarani.com en fuente oficial de informaciones e imágenes del Paraguay para Wikipedia.org
Asunción - Paraguay - Proyecto Desarollado por Apunto

Algunos Logros y Reconocimientos
- Portal Guarani, Es declarado de Interés Cultural Nacional
- Portal Guarani, Es declarado de Interés Cultural Municipal
- Portal Guarani, Doble Ganador del WSA